Planejamento de Obra

Planejamento de Obra

SEGUNDO A ARQUITETA MARINA MELO COSTA, A FALTA DE PLANEJAMENTO DE UMA OBRA PODE ACABAR EXCEDENDO O TEMPO, GERAR GASTOS INDESEJÁVEIS E TRAZER CONTRATEMPOS

Você sabe fazer o Planejamento da sua Obra? O planejamento é uma das partes mais importantes da construção ou da reforma, que pode definir as diretrizes tanto do projeto quanto da obra em si. É a partir dele que a pessoa consegue compatibilizar o projeto – que carrega o sonho ou até mesmo economias de uma vida inteira – com a realidade de uma obra.

Como arquiteta, muitas vezes vi pessoas dedicarem tempo e esforço na definição do projeto arquitetônico, entendendo que esse é o planejamento mais importante para a construção da sua casa. Porém, apenas com o projeto, não se consegue estimar o custo de uma obra. Utilizando o CUB (Custo Unitário Básico), que é um indicador de custo da construção civil por região, em m², onde a pessoa multiplica a metragem da residência pelo custo do metro no seu estado, levando em conta o padrão da construção, não se tem uma noção exata dos gastos.

Planejamento de obra deve englobar o máximo de etapas possíveis. Planilha com quantitativos de cada etapa permitem que a pessoa compre itens com antecedência, consiga descontos comprando à vista, entre outras coisas. Quantas pessoas terminam uma construção e não podem nem ouvir falar no pedreiro, no eletricista, no arquiteto, e etc. Essas contrariedades podem ser evitadas por um gerenciamento de obras eficaz.

A maioria das construções é executada sem planejamento e acabam excedendo tempo, dinheiro e a sua paciência.

Esses fatores negativos geram incertezas de prazos, gastos e garantia na qualidade da construção. Outro fator que pode ser considerado ruim é a contratação de mão de obra desqualificada, o que afeta diretamente em seu cronograma, produtividade, tempo e qualidade.

Vou mostrar as principais características que o planejamento da sua obra deve ter:

  • Definir a organização para execução dos serviços;
  • Integrar e coordenar esforços e conhecimentos de todos os envolvidos;
  • Garantir a comunicação entre os participantes da obra;
  • Conscientizar a todos sobre prazos, custos e qualidade referentes à obra;
  • Definir a hierarquia dentro e fora da obra;

Fazer o planejamento da sua construção torna-se cada vez mais importante quando se almeja economia e prazo. Você poderá terminar sua obra satisfeito e não esgotado.

site

Marina Melo Costa, arquiteta

CONTATO: RUA GOIÁS, 961, CENTRO,
SÃO JOAQUIM DA BARRA. TEL.: (16) 9.9998-6177

 

Compartilhe

Notícias Recomendadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *