close

DURANTE A GESTAÇÃO OCORREM MUITAS ALTERAÇÕES NO CORPO DA MULHER. ESTRIAS, MANCHAS, ACNE E QUEDA DE CABELO SÃO AS PRINCIPAIS QUEIXAS DAS MAMÃES. CONVIDAMOS A MÉDICA DRA. FLÁVIA BERNARDO DOJAS SPEDICATO, ESPECIALISTA EM DERMATOLOGIA CLÍNICA E ESTÉTICA PARA DAR ALGUMAS DICAS DE COMO AMENIZAR ESSES CONTRATEMPOS

No período gestacional o corpo da mulher está sujeito às inúmeras alterações que são comuns neste momento, porém, existem estratégias para viver esta fase evitando seus contratempos e assim garantir muito mais beleza às futuras mamães.

As estrias, que podem aparecer em diversas áreas do corpo, mas principalmente no abdome e o aparecimento de manchas escuras na face são as principais queixas. Outras gestantes também relatam o aparecimento de acne no rosto, nas costas, nos ombros e na área do colo; e há quem se queixa da queda de cabelo, do inchaço nas pernas e do aparecimento das varizes. Porém, o maior vilão dessas lindezas é desconhecer alternativas para melhorar, amenizar e até mesmo tratar estas desordens que só contribuem para aumentar a ansiedade desse período.

“Atualmente existem linhas de tratamento com o foco na saúde da pele da gestante. Uma marca de excelência em nosso mercado é a ADCOS, uma empresa nacional e de credibilidade entre a classe dos Dermatologistas, e o mais importante, ela desenvolve produtos específicos para as peculiaridades da pele brasileira. A marca possui também um excelente hidratante para ser usado durante as fases da gestação e após o parto, o ELASTCREAM. Ele nutre, restaura a elasticidade, previne rachaduras na área dos seios e as indesejáveis estrias”, explica Dra.  Flávia Bernardo Dojas Spedicato, médica, com especialização em Dermatologia Clínica e Estética.

Dra. Flávia ainda frisa que é indispensável o uso diário de filtro solar. A grande variedade de produtos acaba trazendo dúvida e confusão na hora de escolher qual usar, porém, a médica deixa algumas dicas para facilitar a escolha:

  • Pele normal, sem oleosidade em zona ‘’T’’: Episol Mit, ADCOS Filtro Solar Ultra, Anthelios Fluid XL.
  • Pele mista, com oleosidade em zona ‘’T’’: Minesol oil control, ADCOS Filtro Solar Fluid Peles Oleosas e Acneicas, Anthelios AE.
  • Pele oleosa: ADCOS Filtro Solar Fluid Peles Oleosas e Acneicas, Episol sec, Anthelios Airlicium, PAYOT City Care.

 

“Além do protetor solar, acessórios como chapeu, bonés, guarda-sol e sombrinha também ajudam bastante na proteção contra os raios UV”, afirma.

E as manchas? Só o protetor para preveni-las ou tratá-las? A resposta é NÃO!

Segundo a especialista, existe um ácido que pode ser administrado com segurança, o ácido azelaico, recomendado para ser aplicado na face antes do protetor solar. Ele atua como clareador leve e auxilia muito na prevenção da acne gestacional, por causa da sua ação antioxidante e anti-inflamatória tópica na pele.

“Ressalto que é crucial o acompanhamento regular por meio do pré-natal para garantir a gestação saudável. Os exames laboratoriais pedidos pelo Ginecologista/Obstetra auxiliam no estudo de algumas queixas como, por exemplo, a queda de cabelo, pois avaliando o resultado da dosagem do Ferro pode-se concluir uma correlação da carência desse mineral e diminuição dos fios no couro cabeludo. Sendo assim, de acordo com a conclusão dos exames, tanto o Dermatologista, quanto o Clínico e o Ginecologista/Obstetra podem conduzir a suplementação dos minerais em carência e tratar a queixa capilar”, explica Dra. Flávia.

Caminhada, hidroginástica, evitar longos períodos em uma mesma posição são informações úteis para melhorar o sistema circulatório. A alimentação balanceada, o consumo diário de muita água são opções saudáveis que também podem contribuir para afastar o edema, ou inchaço das pernas e o surgimento das varizes.

É importante as mamães se informarem por meio de rede de comunicação segura e responsável e terem cuidado com algumas propagandas cujo interesse é vender seus produtos a qualquer preço. Fazer o pré-natal corretamente garante a saúde da mamãe e do bebê. No caso de dúvidas não deixe de procurar por um profissional da área da saúde!

DRA. FLÁVIA BERNARDO DOJAS SPEDICATO É GRADUADA EM MEDICINA PELA FACULDADE DE MEDICINA DE CATANDUVA, EM MEDICINA DO TRABALHO E EM PERÍCIA MÉDICA E ÁREAS DA SAÚDE PELA FAMERP. É AINDA GRADUADA EM DERMATOLOGIA CLÍNICA PELA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS – FCMMG/ISMD E EM DERMATOLOGIA ESTÉTICA FACIAL PELO INSTITUTO FLÁVIA DINIZ/SP

Deixe um comentário