close
RecentesSaúde

A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE BUCAL ÀS MULHERES

A saúde bucal é uma questão muito importante, principalmente para as mulheres, você já ouviu falar dos riscos que uma gengivite pode trazer na gravidez? A higiene bucal e acompanhamento odontológico periodicamente podem prevenir várias doenças, seja na adolescência, gravidez e até na menopausa. Confira as dicas da cirurgiã-dentista Andréa Romanelli

Durante o ciclo de vida da mulher existem influências hormonais que podem causar alterações nas respostas dos tecidos orais e periodontais, dessa forma, é muito importante que o cirurgião dentista adapte e apropriadamente altere a terapia de acordo com a necessidade individual das mulheres, com base em cada estágio do ciclo da sua vida.

A puberdade é frequentemente acompanhada por uma resposta exagerada da gengiva à placa bacteriana. Em locais onde restos alimentares, placa e cálculo são depositados, pode haver aumento dos tecidos gengivais, sangramento e inflamação.

A gravidez altera a gravidade de áreas previamente inflamadas, a doença periodontal pode alterar a saúde sistêmica da paciente e afetar o bem-estar do feto, por elevar o risco de parto prematuro e de bebês com baixo peso ao nascimento. A ocorrência de gengivite gravídica é muito comum, porém, vale ressaltar que tanto a puberdade, quanto a gravidez, por si só não causam gengivite na ausência de fatores locais. Mulheres que planejam engravidar devem fazer uma consulta odontológica previamente à gestação para deixar a saúde bucal em dia, e as mulheres grávidas devem evitar tratamento dentário eletivo no primeiro trimestre e nos últimos 45 dias da gestação, sendo o segundo trimestre o mais seguro para realizar o tratamento dentário de rotina.

A realização de profilaxias durante a gravidez ajuda a prevenir e minimizar possíveis doenças bucais em pacientes previamente tratadas. As mudanças orais durante a menopausa incluem mucosa mais fina, ardência bucal, retração gengival, diminuição do fluxo salivar, alteração do paladar e perda óssea e são atribuídas às flutuações dos hormônios sexuais.

Dessa forma é de extrema importância que as mulheres, independente do seu estágio de vida, tenham uma higiene bucal satisfatória e façam acompanhamentos periódicos com o dentista, a fim de evitar o agravamento de condições periodontais pré-existentes e suas consequências para a saúde bucal e sistêmica.

Dra. Andréa Romaneli, Cirurgiã Dentista

Avenida 11, 12 Centro, Orlândia.

Tel (16) 3726-3277 e 9-92939293

Deixe um comentário